Conhecimento e temas atuais

Nossos palestrantes

Não deixe para a última hora

COMEÇA EM . .. ...

Dias
Horas
Minutos
Segundos

a FORÇA POR TRÁS DE NOSSOS EVENTOS

Patrocinadores Institucionais

Schmuell Lopes Cantanhede é mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
Schmuell integra a carreira de Tecnologista em Propriedade Industrial, tendo ingressado no INPI em 2001. Desde então atuou no assessoramento do Diretor de Marcas (2001-2004), nas áreas de Cooperação Nacional e Internacional (2005-2006) e em atividades especializadas na área de marcas (2006-2012). Também exerceu a função de Assistente do Diretor de Marcas (2012-2015), Chefe Substituto do Serviço de Estudos e Projetos Especiais (2012-2014), Coordenador-Geral de Marcas II Substituto (2015) e Diretor Substituto (2015-2016, 2018-2022).
Em 2016, foi nomeado Coordenador-Geral de Marcas II.
Em Julho de 2022, foi designado Diretor Substituto da Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas.

Schmuell Lopes Cantanhede

Coordenador-Geral de Marcas II - INPI

David B. Kellis é bacharel em direito pela Harvard Law School, onde foi membro da Harvard Law Review, engenheiro mecânico formado na Universidade Brigham Young e possui MBA pela Universidade do Colorado. É Adido de Propriedade Intelectual do USPTO (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos) para o Mercosul, Guiana Francesa, Guiana e Suriname.

David B Kellis

Adido do USPTO

Wilson Jabur é Advogado, Sócio de Salusse, Marangoni, Parente e Jabur advogados. Mediador e árbitro especializado em Propriedade Intelectual. Atua nas áreas de Marcas. Patentes. Nomes de domínio. Indicações Geográficas. Concorrência Desleal. Internet. Direito Digital. Proteção de Dados e Disputas judiciais. Diretor de estudos da ABAPI.

Wilson Jabur

Diretor de estudos da ABAPI

Vanessa Ribeiro é sócia de Gusmão & Labrunie: líder da área de Direito & Tecnologia e co-líder da área de Contencioso em Propriedade Intelectual.

Formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-Graduação em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ e LL.M. com certificado em Law & Technology pela Universidade da Califórnia, Berkeley.

Vanessa Ribeiro

Sócia de Gusmão & Labrunie

Kone Cesário é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e nos cursos de mestrado e doutorado da Academia do INPI; doutora e mestre em Direito Comercial pela PUC-SP; foi vice-diretora da Faculdade Nacional de Direito da UFRJ; foi pesquisadora na Universidade de Saint Gallen, Suíça; autora de artigos e livros publicados.

Kone Cesário

Professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro

Bernardo Alexandre é sócio do escritório Dannemann Siemsen. Advogado, engenheiro e agente da propriedade industrial, tem vasta e sólida experiência tanto no contencioso judicial quanto no contencioso administrativo de patentes, principalmente nas áreas de química, farmácia, agricultura e biotecnologia.

Bernardo Alexandre

Sócio de Dannemann, Siemsen

Fernanda Magalhães é sócia de Kasznar, Leonardos,  Advogada responsável pela área de Marketing & Entertainment Law. Mestre (LL.M.) em Propriedade Intelectual, Tecnologia & Comércio pela Franklin Pierce Law Center – University of New Hampshire; Graduação em Direito pela PUC-RJ. Membro do Conselho de Ética do CONAR; Membro do Comitê de Direito à Imagem (Right of Publicity) da INTA (2020-2021); Coordenadora da Comissão de Direitos de PI em matéria de Esporte da Propriedade Intelectual da Associação Brasileira de Propriedade Intelectual – ABPI.

Fernanda Magalhães

Sócia de Kasznar, Leonardos

Rafael Pinho é advogado, sócio do escritório Luiz Leonardos & Advogados, atuando na área de contencioso e resolução de conflitos. Especializado em litígios envolvendo Patentes, Desenho Industrial, Segredo de Negócio, Marcas e Nome de Domínio. Graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-Graduado em Propriedade Intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ).

Rafael Pinho

Sócio de Luiz Leonardos & Advogados

Alvaro Loureiro é advogado, formado pela UERJ, agente da propriedade industrial e sócio do escritório Dannemann Siemsen, com mais de 30 anos de experiência no campo da Propriedade Intelectual. É Presidente da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial; membro do Conselho do Centro de Solução de Disputas ABPI; membro da AIPPI, ASIPI, CCFB, INTA, LES-Brasil, LESI, LIDC; membro do corpo de árbitros para disputas de Nomes de Domínio da OMPI, ICANN At Large, APRAM e membro da Comissão de Direito da Moda da OAB-RJ.

Alvaro Loureiro

Presidente da ABAPI

Leonardo Cordeiro é sócio de Gruenbaum, Possinhas & Teixeira. Coordenador do Grupo de Trabalho de Patentes da ABAPI. Agente da Propriedade Industrial, formado em Eletrônica Industrial pelo Instituto Nacional de Especialização do Estado do Rio de Janeiro e em Ciências Biológicas pela Universidade Veiga de Almeida – RJ.

Tem amplo conhecimento de todas as fases do processamento e de normas vigentes no país sobre Propriedade Intelectual e atua como Perito e Assistente técnico em processos judiciais nas áreas de desenhos industriais e patentes.

Leonardo Cordeiro

Coord. do Grupo de Trabalho de Patentes da ABAPI

Deborah Portilho •
• Advogada pela UFRJ, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do INPI e com MBA em Marketing pelo Ibmec/RJ ;
• Parecerista e Professora na área de Propriedade Intelectual;
• Presidente da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ (reconduzida pelo 3º triênio).
• Mentora Jurídica da OAB/RJ nas áreas de Propriedade Industrial e Fashion Law; e
• Coordenadora do Curso de Perícias Judiciais da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial.

Deborah Portilho

Presidente da Comissão de Direito da Moda - CDMD|OAB/RJ

Ricardo Vieira de Mello é advogado, sócio sênior de Montaury Pimenta Machado & Vieira de Mello, é o atual presidente da ALAE (Aliança de Advocacia Empresarial) e o vice presidente da Associação Paulista da Propriedade Intelectual (ASPI). Foi Presidente da ABAPI e vice-presidente da ABPI – Associação Brasileira da Propriedade Intelectual

Atua nas áreas de Marcas, Direitos Autorais, Indicações Geográficas e Gerenciamento de Direitos de Propriedade Intelectual.

Ricardo Vieira de Mello

Sócio sênior de Montaury Pimenta Machado & Vieira de Mello