nossos palestrantes

Clique na imagem para visualizar a mini bio

Alvaro Loureiro

Presidente da ABAPI

Jéssica Pinheiro Oyarzábal

Presidente da ABAPISUL

Ricardo Pinho

Ex-Presidente da ABAPI

João Cassiano Oyarzábal

Ex-Presidente da ABAPISUL

Enrique Diaz

Presidente ASIPI

Manoel J. P. dos Santos

Manoel J Pereira dos Santos Advogados Associados

Valton Werner Jr

FLORIPA SQUARE e SPR Investimentos & Participações

Wilson Jabur

Salusse, Marangoni, Parente, Jabur Advogados

Rodrigo A. Ouro Preto

Ouro Preto Advogados

Caroline Somesom Tauk

Juíza Federal no
TRF da 2ª Região

Roner Fabris

RGF Advogados

Liane Lage

Diretora de Patentes do INPI

David B. Kellis

Adido do USPTO

Diogo dos Santos Netto

Daniel Advogados

Vitor Albuquerque

Coord. da Comissão de marca de posição e tridimensional do INPI

Leandro Barbas

Advocacia Masato Ninomiya

Ana Lúcia Borda

Dannemann, Siemsen

LINE-UP do XVII Encontro Regional da ABAPISUL | clique na aba para visualizar a programação

lugar incrível para pessoas incríveis

Esportes Beach tennis  Beach volley Tênis Polo aquático Lazer

Jurerê Il Campanário

O melhor do verão brasileiro, com charme italiano!

É a opção perfeita para quem quer aproveitar todas as atrações da praia mais desejada do Brasil com as facilidades, conforto e segurança de um dos resorts mais charmosos e sofisticados de Florianópolis. Localizado a poucos metros do mar e próximo aos principais Beach Clubs, do Jurerê Open Shopping e do Jurerê Sports Center ( quadras de tênis, vôlei de areia e futebol), no epicentro de Jurerê Internacional.

Sinta-se em casa com toda a estrutura e conforto oferecidos: piscinas externas e interna aquecida, saunas, espaço kids, Spa Divinitá, areas de lazer e serviços que vão garantir ao hóspede uma perfeita estadia.

Coquetel dos Escritórios Patrocinadores

É nesse clima de muito requinte, beleza e conforto que o 300 Cosmo Beach Club promete abrir as portas em Jurerê Internacional, para o XVII Encontro Regional da ABAPISUL.

A mistura de sabores, aromas e texturas da culinária nikkei, com um inconfundível toque de ousadia e contemporaneidade do renomado chef Luis Yagui Yoshimoto, são o carro-chefe. O 300 Cosmo Beach Club possui uma programação completa para quem quer curtir sem pressa, com vários Champagne Brunch ao longo do verão.

patrocinadores master

patrocinadores institucionais

Participe de nossa newsletter e saiba de tudo com antecedência

Eventos ABAPISUL 2022

Você encontra a ABAPI em:

Depoimentos de participantes de outros anos

Ainda não é um associado?

ABAPI EVENTOS 2021 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Mensagem de boas-vindas

É com muita alegria que esta nova Diretoria dá as boas-vindas ao XVII Encontro da ABAPISUL com a retomada dos eventos presenciais.

Não vemos a hora de rever amigos e colegas brasileiros e estrangeiros em nosso evento que tem como diferencial a descontração, a fraternidade e a excelência dos temas que instigam a reflexão e o debate entre os profissionais que atuam com Propriedade Intelectual, meio a exuberante paisagem de Florianópolis/SC.

Após 2 (dois) anos desde nosso último encontro presencial, estamos organizando com muito carinho e cuidado este evento que contará com palestras com temas atuais e relevantes bem como novidades como o coquetel dos Escritórios na sexta-feira, no Beach Club 300, em frente ao mar, e nossa parte esportiva, na tarde de sábado, com a modalidade beach tennis.

Importante destacar que estamos observando todos os protocolos sanitários, conforme a legislação vigente, para que seja evento muito proveitoso e seguro.

Esperamos a todos em Florianópolis!

Um grande e fraterno abraço,

Jéssica Pinheiro Oyarzábal
Presidente da ABAPISUL

Jéssica Pinheiro Oyarzábal

Presidente da ABAPISUL

Alvaro Loureiro é advogado, formado pela UERJ, agente da propriedade industrial e sócio do escritório Dannemann Siemsen, com mais de 30 anos de experiência no campo da Propriedade Intelectual. É Presidente da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial; membro do Conselho do Centro de Solução de Disputas ABPI; membro da AIPPI, ASIPI, CCFB, INTA, LES-Brasil, LESI, LIDC; membro do corpo de árbitros para disputas de Nomes de Domínio da OMPI, ICANN At Large, APRAM e membro da Comissão de Direito da Moda da OAB-RJ.

Alvaro Loureiro

Presidente da ABAPI

Jéssica Pinheiro Oyarzábal, advogada formada pela PUCRS, sócia do escritório SKO OYARZÁBAL Marcas & Patentes, especialista em Direito Internacional pela UFRGS, cursos em Propriedade Intelectual na Fordham Law School, Nova York, EUA, no Japan Patent Office (JPO), Japão e no Brasil. Mestranda em Propriedade Intelectual na Faculdade de Direito da UFRGS, foi Diretora da ABAPISUL nos biênios 2018-2019, 2020-2021 e é membro da Comissão de Propriedade Intelectual da OABRS (CEPI), Presidente ABAPISUL (biênio 2022-2023)

Jéssica Pinheiro Oyarzábal

Presidente da ABAPISUL

Ricardo Fonseca de Pinho é advogado, formado pela UFF – Universidade Federal Fluminense, especializado em Direito Autoral, Direito de Imagem, Direito Eletrônico e Propriedade Intelectual; pós-graduado em Propriedade Intelectual pela FGV/Rio e Docência do Ensino Superior pela AVM/UCAM. Membro de diversas associações profissionais nacionais e internacionais e Presidente da ABAPI – Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial de 2016 a 2018. Sócio-Senior de Luiz Leonardos & Advogados.

Ricardo Pinho

Ex-Presidente da ABAPI

João Cassiano Bairros Oyarzábal. Agente da Propriedade Industrial n.º 0220 iniciou sua trajetória profissional em 1973. Fundou o escritório Sko Oyarzábal Marcas e Patentes em 1980. Atuando em diversos cases de sucesso na área da Propriedade Intelectual no Brasil. Co-fundador e ex-Presidente da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Industrial – ABAPISUL-Seccional Sul. Ex-Vice-Presidente e atual diretor Nacional da ABAPI , membro da ABPI, INTA, dentre outras associações internacionais. Autor de diversos artigos e matérias sobre a área da Propriedade Intelectual. Professor convidado para ministrar aulas e palestras em diversos cursos e graduações. Experiência no campo de sua dedicação.

João Cassiano Oyarzábal

Ex-Presidente da ABAPISUL

Enrique A. Díaz é advogado graduado pelo Centro Universitário Mexicano. Mestre em direito industrial e Propriedade Intelectual pela Universidade Panamericana de Guadalajara. É sócio sênior de Goodrich, Riquelme y Asociados. Presidente da ASIPI – Associação Interamericana de Propriedade Intelectual ( 2021/2023)

Enrique Díaz

Presidente da ASIPI

Manoel J. Pereira dos Santos é Bacharel, Mestre e Doutor em Direito Civil pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Mestre em Direito Comparado pela New York University School of Law. Ex-Membro do Conselho Nacional de Direito Autoral. Ex- Presidente da ABDA – Associação Brasileira de Direito Autoral – Advogado atuante na área da Propriedade Intelectual. Professor e conferencista sobre Propriedade Intelectual, Direito da Internet e Direito Contratual. Autor de diversos artigos e obras sobre os assuntos de sua especialidade.

Manoel Pereira

Valton Werner Júnior, graduado em Direito (OAB/SC), Mestre em Administração de Empresas (UNISUL) e Alumni da HARVARD BUSINESS SCHOOL – GMP 15. É Sócio Fundador do FLORIPA SQUARE e SPR Investimentos & Participações, liderando negócios em Mídia, Venture Building, Tecnologia, Desenvolvimento Imobiliário, Comércio, Serviços e Geração de Energia. Desenvolveu a Tese de Investimentos “Triple S” e o conceito “Triple S Index”. Possui experiência em private equity, integração de negócios e turnarounds, tendo a oportunidade de atuar em diferentes segmentos de mercado e tipos negócios no Brasil, Américas, Europa e Ásia.

Valton Werner Jr

CEO Floripa Square e SPR Invest & Participações

Wilson Jabur é Advogado, Sócio de Salusse, Marangoni, Parente e Jabur advogados. Mediador e árbitro especializado em Propriedade Intelectual.  Atua nas áreas de Marcas. Patentes. Nomes de domínio. Indicações Geográficas. Concorrência Desleal. Internet. Direito Digital. Proteção de Dados e Disputas judiciais. Diretor de estudos da ABAPI.

Wilson Jabur

Diretor de Estudos da ABAPI

Rodrigo A. de Ouro Preto Santos é advogado graduado pela Faculdade de Direito Cândido Mendes do Rio de Janeiro, Mestre (LLM) em Patentes e Propriedade Intelectual pela George Washington University Law School. É sócio senior de Ouro Preto Advogados. Procurador da Associação Brasileira da Propriedade Intelectual (ABPI) e Conselheiro da Associação dos Agentes da Propriedade Industrial (ABAPI)

Rodrigo Ouro Preto

Conselheiro da ABAPI

Caroline Somesom Tauk é Juíza Federal no TRF da 2ª Região. Juíza Auxiliar no STF. Mestre em Direito Público pela UERJ. Visiting Scholar em Columbia Law School.

Caroline Somesom Tauk

Juíza Federal no TRF da 2ª Região

Roner Guerra Fabris é advogado, formado em Direito pela PUC/RS, em janeiro de 1988. Advogado, inscrito na OAB/RS em janeiro de 1988. Especialista pelo C.E.I.P.I. – Estrasburgo/França em 88/89. D.E.S.S. (mestrado) Estrasburgo/França em 89/90 – Tese sobre Marcas e Direitos Autorais. Doutorado pela UFRGS e Universidade de Estrasburgo 2012 – Tese sobre Interpretação de Patentes. Professor na UNISINOS entre março 1993 e junho 2014. Professor convidado em várias instituições; Vários artigos publicados em livros e revistas. Membro da ABAPI e outras entidades associativas nacionais e internacionais. Cônsul Honorário da França em Porto Alegre. Chevalier de l’Ordre National du Mérite. Iniciou atividades profissionais na área de PI em 1982, em maio/2009 inicia o RGF-PI.

Roner Fabris

RGF Advogados Associados

Liane Elizabeth Caldeira Lage possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais(1981), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1984) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1998). Atualmente é Coordenadora/Diretora Substituta de Patentes do Instituto Nacional da Propriedade Industrial.

Liane Lage

Diretora de Patentes do INPI

David Kellis é bacharel em direito pela Harvard Law School, onde foi membro da Harvard Law Review, engenheiro mecânico formado na Universidade Brigham Young e possui MBA pela Universidade do Colorado. É Adido de Propriedade Intelectual do USPTO (Escritório de Patentes e Marcas dos Estados Unidos) para o Mercosul, Guiana Francesa, Guiana e Suriname.

David Kellis

Adido do USPTO

Diogo dos Santos Netto é head de desenho industrial de Daniel Advogados, bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e mestre em Modelagem Computacional / Bioinformática pelo Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC. Possui vasta experiência como Consultor e Assistente Técnico em ações de nulidade e infração de Patentes e Desenho Industrial. É co-coordenador do GTP – Grupo de trabalho de Patentes da ABAPI e professor em diversos cursos da ABAPI.

Diogo Netto

Daniel IP

Vitor Pereira de Albuquerque é Tecnologista em Propriedade Industrial, lotado na Coordenação-Geral de Marcas, Indicações Geográficas e Desenhos Industriais (CGMID) da Diretoria de Marcas, Desenhos Industriais e Indicações Geográficas (DIRMA) do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

Atua como coordenador da Comissão de Exame de Marcas Tridimensionais e Marcas de Posição. E atualmente está cursando o Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento do INPI.

Vitor Albuquerque

Coord. da Comissão de marca de posição e marca tridimensional do INPI

Leandro Moreira Valente Barbas é advogado graduado pela Escola de Direito de São Paulo da FGV/SP. Doutor e Mestre em Direito Político e Econômico (dissertação e tese na área de Marcas) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Autor da obra “Marcas Não Tradicionais – A Propriedade Intelectual dos Novos Tipos de Sinais” (Lumen Juris, 2015). Pesquisador e especialista na área de marcas não tradicionais.

Leandro Barbas

Ana Lucia de Souza Borda é

Advogada e Agente da Propriedade Industria.
Pós-Graduada em Propriedade Industrial pela UERJ.

MBA em Branding pela Faculdade Rio Branco.

Coordenadora do Grupo de Trabalho de Marcas da ABAPI.

Membro do Comitê de Indicações Geográficas da ECTA e Membro do Brand Restrictions Committee da INTA.

Sócia da Dannemann Siemsen.

Ana Lucia Borda

Amigos e amigas…

Agradeço de coração a presença de todos vocês no nosso evento. Graças a vocês foram dias memoráveis que reforçaram os laços de amizade e companheirismo que existe entre nós.

Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento